Conclusão Propositiva – Os Cinco Desafios das Equipes
Conclusão Propositiva – Os Cinco Desafios das Equipes
Uberaba – MG
2013/02
O livro “Os Cinco Desafios Das Esquipes” pude ver como é difícil formar literalmente uma equipe que seja competitiva e com grande brilho no mercado financeiro. Principalmente quando se trata de funcionários com grande experiência e um currículo de dar inveja a grandes profissionais.
O livro de Lencioni divide em 5 partes (onde podemos ver na forma de uma pirâmide) quais os principais problemas que atrapalham a formação de uma equipe vencedora. São divididas nas seguintes formas:
Ausência de confiança
“A confiança é à base do verdadeiro trabalho em equipe. Assim, a primeira disfunção é uma falha, por parte dos membros da equipe, em se compreenderem uns aos outros e se abrirem uns para os outros. E se isso soa piegas, é uma parte absolutamente crítica do trabalho de montar uma equipe. Na verdade, talvez seja o ponto mais crítico.”
Na parte acima retirada do livro fica bem clara a necessidade de confiança em uma equipe, confiança um com o outro para que não sejam fracos perante seus erros e fraquezas.
Alta de atenção aos resultados “A tendência que os membros da equipe têm de buscar o reconhecimento individual e atenção para si mesmos, às expensas dos resultados. Estou me referindo aos resultados coletivos, ou seja, às metas da equipe inteira”.
Neste parágrafo fica claro como é importante a necessidade de todos saberem as suas metas e objetivos que devem ser alcançados. Desatenção para resultados mostra o quanto a suas necessidades pessoais são mais importantes que a da equipe em si.
Medo de Conflito
“Se não confiamos uns nos outros, não nos envolvemos em conflito aberto, construtivo e ideológico e continuaremos simplesmente a preservar uma sensação de harmonia artificial.”
Uma equipe que tem medo de conflitos não conseguem chegar em um destino produtivo, pelo fato de não esporem suas ideias com o