Conclusão de roma
A civilização romana originou-se de um pequeno povoado localizado na porção central da Península Itálica. Cercados pelas cordilheiras e montanhas que cercavam a região, e contando com uma boa quantidade de terras férteis, Roma manteve um relativo isolamento durante seus primeiros anos de existência. Naquela região observamos a ocupação dos diferentes povos que originaram a civilização romana.
Oriundos da região mediterrânea, os lígures ocuparam a porção norte da Península Itálica e são os mais antigos povos que se tem noticia naquela região. Ao longo do segundo milênio a.C. os arianos ou italiotas vieram da Europa central e dividiam-se nas tribos dos latinos, sabinos, équos, oscos, etruscos, úmbrios, volscos e samnitas. Na parte sul, os sículos e gregos fixaram alguns povoados e colônias.
A presença desses vários povos ao longo da Península Itálica fez de Roma uma civilização bastante diversa. Entre todos os povos, os etruscos e latinos são considerados aqueles que mais fortemente influenciariam os traços da cultura romana. O intenso comércio praticado por esses povos viria a desenvolver economicamente as cidades da região centro-norte da Itália, onde temos a origem da cidade de Roma.
Explicação mitológica para origem de Roma
Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.
Explicação histórica e Monarquia Romana
De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios (