conclusão Roma Antiga
A roma antiga foi uma civilização que se desenvolveu a partir da cidade-estado de roma, fundada na península itálica durante o século ix a.c.. Durante os seus doze séculos de existência, a civilização romana transitou da monarquia para uma república oligárquica até se tornar num vasto império que dominou a europa ocidental e ao redor de todo o mar mediterrâneo através da conquista e assimilação cultural. No entanto, um rol de factores sócio-políticos iria agravando o seu declínio, e o império seria dividido em dois. A metade ocidental, onde estavam incluídas a hispânia, a gália e a itália, entrou em colapso definitivo no século v e deu origem a vários reinos independentes; a metade oriental, governada a partir de constantinopla passou a ser referida como império bizantino a partir de 476 d.c., data tradicional da queda de roma e aproveitada pela historiografia para demarcar o início da idade média.
Os gregos contribuíram muito para o mundo ocidental, verificamos a presença deste povo nas artes, nos princípios éticos e políticos. Os primeiros povos a ocupar a Grécia foram os Pelasgos em 2000 a.C., porém depois seu território foi invadido por povos indu-europeus conhecidos também como helenos, pois se diziam descendentes de Helen ou Helene, lendário rei da Grécia.
Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V ( Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.
A dramaturgia grega também pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. Poesia, a história , artes plásticas e a arquitetura foram muito importantes na cultura grega.
A