Conclusao
O Brasil é um país com alta capacidade hidrográfica, as bacias brasileiras possuem potencial ainda pouco explorado. Através do transporte hidroviário, esta alternativa de transporte que comporta diversos benefícios em diferentes setores, como na logística de transporte e principalmente meio ambientes, trata-se de uma alternativa limpa, econômica e extremamente eficaz.
Pequenas cidades utilizam deste transporte hidroviário, que não é uma alternativa apenas para cidades ribeirinhas, pelo contrário, em Paris no Rio sene este tipo de transporte foi adotado com sucesso. Provando que é possível explorar o transporte de cargas por hidrovias dentro de grandes metrópoles, atualmente a China possua a maior extensão de rede hidroviária do mundo aproximadamente 110.00km.
O hidroanel Metropolitano tem como objetivo transporte de resíduos de construção civil, resíduos urbanos e de outros materiais, beneficiando a diminuição do transito e queda na eliminação de monóxido de carbono. O projeto é inovador e possivelmente uma saída para diversos problemas da metrópole paulista.
.1 O TRANSPORTE HIDROVIÁRIO NO MUNDO Desde o inicio da humanidade o ser humano vem utilizando pequenas embarcações marítimas e fluviais como transporte, conquistando novos territórios, descobrindo e se deslocando pelo Mundo.
A apropriação dos rios como meio de transporte deve-se à grande vantagem econômica que essa via possui em comparação aos outros transportes utilizados, ferroviário e rodoviário. Sua utilização é feita principalmente no transporte de grandes cargas e em percursos de longas distâncias.
Na tabela 1 seguinte, a REVISTA CYAN destaca o ranking das dez maiores redes hidroviárias do mundo:
Tabela 1 – As dez maiores redes hidroviárias do mundo
PAÍS EXTENSÃO DA REDE (km)
1. China 110.000
2. Rússia 102.000
3. Brasil 50.000
4. Estados Unidos 41.009
5. Indonésia 21.579
6. Colômbia 18.000
7. Vietnã 17.702
8. Congo 15.000
9. Índia 14,500
10. Myanmar 12.800
Fonte: REVITA