Psicologia social contemporanea
No presente trabalho falaremos sobre A Psicologia Social Contemporânea e suas principais tendências e perspectivas nacionais e internacionais.
Será descrito no decorrer desta resenha a definição de Psicologia Social,ainda mostraremos as suas mais variadas ramificações e utilizações desde alguns séculos atrás até a atualidade.
Destacaremos ainda para o melhor entendimento do leitor (a) os principais psicólogos que participaram da criação das teorias sobre a psicologia,seus fundamentos e atribuições.E buscaremos transcorrer em poucas linhas todo o assunto mostrado na apostila,de uma maneira breve e de fácil entendimento.
A PSICOLOGIA SOCIAL E CONTEMORÂNEA: Principais Tendências e Perspectivas Nacionais e Internacionais.
A Psicologia Social tem se caracterizado pela pluralidade e multiplicidade de abordagens teóricas adotadas como referenciais legítimos a produção de conhecimentos sócios psicológicos. Contudo, o binômio individuo-sociedade, isto é, o estudo das relações que os indivíduos mantém entre si e com a sua sociedade ou cultura.
A ênfase dada ao individuo ou a sociedade fez com que diferentes autores começassem a defender a existência de duas modalidades de Psicologia Social: A Psicologia Social e a Psicologia Social Psicológica. A Psicologia Social Psicóloga segundo a definição de G. Allport que se tornou clássica, procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do individuo. Já a Psicologia Social Sociológica, segundo Stephan e Stephan, tem como foco o estudo da experiência social que o individuo adquire a partir da sua participação nos diferentes grupos sociais com os quais convive. Em outras palavras, os psicólogos sociais primeiras vertentes tendem a enfatizar principalmente os processos intraindividuais responsáveis pelo modo pelo qual os indivíduos respondem aos estímulos sociais.
A Psicologia Social desdobrou-se, mais recentemente, em outra vertente, qual seja a Psicologia Social Critica ou Psicologia Social