Conclus O
O presente trabalho teve como objetivo expor o assunto da segurança da informação ao público da terceira idade. A proposta vem de encontro com o crescente aumento do uso de novas tecnologias (especialmente a internet) pelos idosos, com relação a inúmeros golpes online sofridos por esta faixa de idade.
Detalhou-se nesta pesquisa conceitos básicos da segurança da informação como a confidencialidade, integridade e a disponibilidade, bem como seus desdobramentos dos tipos de ataques que ocorrem na rede com o público alvo, como tipos de malwares existentes nos dias atuais e como proteger-se. Através de orientações práticas e expositivas de fácil compreensão para a terceira idade
Quanto ao perfil, a terceira idade compreendida na faixa acima de 60 anos, podemos observar suas necessidades e anseios para participar cada vez mais da vida cotidiana. Elas estão mais ativas buscando interagir-se através das tecnologias em redes sociais com familiares, amigos ou procurando conhecer pessoas ou lugares novos.
Com o resultado das pesquisas bibliográficas utilizadas, podemos observar que quanto maior idade, maiores são as dificuldades de compreender as novas tecnologias e suas formas de proteção, entretanto, também observamos que a faixa entre os 60 anos apenas uma porcentagem pequena não sabe utilizar a internet, evidenciando que a logo prazo, os cuidados com segurança pessoal dos seus dados serão absorvidos e entendidos pelos idosos futuramente.
Esperamos que este trabalho possa servir subsídios as futuras pesquisas sobre a segurança da informação e o público da terceira idade, de forma a ajudar os idosos utilizar as tecnologias com o mínimo de risco, onde o objetivo final seja o uso da tecnologia contemplem suas vidas.
Fica sugestão as instituições e aos coordenadores de cursos, que apliquem em suas grades de ensino, matérias de segurança da informação voltada para o público da terceira idade quais formas de evitar golpes virtuais.
Um trabalho de pesquisa nunca se