Concepção de saúde-doença e o cuidado em saúde
Dª VITÓRIA é brasileira, separada, aposentada, mãe de 6 filhos, tem 71 anos de idade, reside em Itajubá.
PATOLOGIAS - Com 70 anos, ou seja, ha 1 ano atrás, foi acometida por AVC Isquêmico e/ou Isquemia cerebral- ( falta de sangue em uma área do cérebro, por conta da obstrução de uma artéria, que deixou sequelas em sua fala, braço e perna esquerda), é diabética, hipertensa, e sofre de artrite reumatoide ( doença inflamatória crônica, que acomete articulações, membranas, comprometendo os movimentos, etc. e acomete duas vezes mais as mulheres ); toma em média 10 comprimidos por dia, fora as vitaminas e cálcio que ingere diariamente. O gasto com remédios gira em torno R$600,00 por mês, sendo que alguns remédios não estão disponíveis na rede pública, à exceção dos da diabetes e hipertensão; Toma remédio também para transtorno de ansiedade, para dormir. A circulação é muito lenta e uma vez ao mês faz consulta com cardiologista, para controle das doenças; Usa meia de compressão diariamente; faz dieta alimentar.
Os filhos ( em nº de 6 ), rateiam a despesa com remédios, pelo fato da mesma receber apenas um salário mínimo,
Sua residência pertence aos filhos, visto que, na ocasião de sua separação, o imóvel foi doado para os filhos, que na época eram menores; de acordo com sua fala, ela vive muito bem com os mesmos, afirmando que são muito companheiros e uma vez ao mês todos se reúnem e vem visitá-la. Um dos filhos está diariamente com a mãe.
FATORES PSICOLÓGICAS, Conhecendo a história de Dª Vitória, esta se viu rodeada de situações inesperadas e teve que trabalhar muito para criação dos filhos, visto que com a separação, seus filhos ficaram em sua companhia, pois o cônjuge varão constituiu outra família na época, razão pelo qual a mesma fez o papel de pai e mãe dos filhos, para que se tornassem homens de bem.
SITUAÇÕES QUE INFLUENCIARAM NA SITUAÇÃO SAÚDE/DOENÇA- Todo sofrimento que lhe causou a