Concepção de saude-doença e o cuidado em saude
Essa evolução tem sido permanente e cada vez mais fica claro a importância e a necessidade da participação multidisciplinar dentro da área da saúde e com as demais áreas que tratam do ser humano (educação, esportes, lazer, assistência social, meio ambiente, etc.), além da fundamental participação popular, com o intuito de tratar o indivíduo de forma integral, não se fixando somente no problema de saúde. O trabalho em rede promove ações preventivas ,interferindo positivamente no cotidiano das pessoas,observando a sociedade de maneira ampla e ampliando o conhecimento da população da grandiosa engrenagem que move o SUS.
A evolução da medicina fracionou o corpo humano, especificando cada vez mais o cuidado com a saúde, porem devemos enxergar que estamos integrados ao meio ambiente, que é um determinante de doenças e, portanto não podemos ficar limitados, mas observar a sociedade num todo.
Nos profissionais do SUS temos que trabalhar de forma integrada com os demais profissionais de todas as áreas e diretamente com a população na divulgação desse complexo sistema, que precisa dessa participação para melhorar a qualidade de vida e preservar o bem maior que é a vida.
O processo saúde-doença se configura como um processo dinâmico, complexo e multidimensional por englobar dimensões biológicas, psicológicas, socioculturais, econômicas, ambientais e políticas, tendo em vista os diferentes níveis de organização da vida. (Castellanos -1990). Baseado nesta afirmativa e tendo o lido e relido o Capitulo I, que trata sobre a Concepção Saúde-Doença e o Cuidado em Saúde, chego à conclusão que a saúde está associada ao completo bem estar