Curso: qualificação de gestores do sus - parte / capítulo : 01 concepção de saúde-doença e o cuidado em saúde
O Modelo Mágico ou Xamanismo, refere que o adoecer esta relacionado a transgressões de natureza individual e coletiva sendo necessário a participação do xamã ou feiticeiro para intervir no processo de cura, convocando espíritos capazes de erradicar o mal . Este tipo de processo traz dificuldade por uma visão equivocada de saúde, sendo esta mágica e religiosa. Uma vantagem é a união das membros, da coletividade.
O Modelo Holístico, o cuidado deveria compreender o ajuste necessário para a obtenção do equilíbrio do corpo com o ambiente, corpo este tido como uma totalidade. Este modelo avança em relação ao pensamento mítico da doença proveniente de forças sobrenaturais e passa a ser entendida como um todo, sua desvantagem é o não equilíbrio pleno do corpo sempre.
O Modelo empírico-racional (hipocrático), de cunho filosófico tem a teoria dos humores como base, onde os elementos água, terra, fogo e ar estavam subjacentes à explicação sobre a saúde e a doença, quando do processo de seu desequilíbrio. Via o homem como uma unidade organizada e entendia a doença como uma desorganização desse estado. Modelo Biomédico, momento em que a sociedade inicia o capitalismo (séculos XVI e XVII), quando há um maior olhar para doença e passa a tratar o corpo em suas partes, as doenças são explicadas empiricamente, há superação da Teoria dos miasmas pela Teoria microbiana. Sua desvantagem é a visão mecanicista do organismo, não vendo o homem como um processo, desvalorizando questões culturais no processo de cura.
Modelo Sistêmico, a noção de sistema incorpora a idéia de todo, de contribuição de diferentes elementos do ecossistema no processo saúde-doença, cada vez que um dos seus componentes sofre alguma