Concepção atómica de rutherford e bohr
1- Introdução 2- O átomo 3- Concepção atómica de Rutherford
3.1- Concepção atómica de Niels Bohr
4- Conclusão 5-Bibliografia
1- Introdução
No âmbito da disciplina de Física,realizo um trabalho em que falo sobre a concepção atómica de Rutherford e Bohr.
Tenho como principal objectivo, mostrar e explicar as concepções atómicas de ambos cientistas,bem como denotar a importância de seus trabalhos para a ciência.
2- O átomo
Átomos são partículas indivisíveis, reais e descontínuas formadoras de matéria.
Eles são constituídos por um núcleo onde se encontram os protões e os neutrões, e de uma electrosfera, onde estão os electrões orbitando em torno do núcleo.
Os protões, neutrões e electrões são denominados partículas elementares ou fundamentais do átomo. Dizer que, átomos de elementos diferentes possuem diferentes propriedades entre si, e átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invaríavel. Têm a carcterística de nas reações químicas permanecerem inalterados.
3- Concepção atómica de Rutherford
Ernest Rutherford nasceu em Spring Grove, na Nova Zelândia aos 30 de Agosto de 1871.
Dedicou-se ao estudo da Física e Química durante a sua vida. Obteve o seu doutorado na Universidade da Nova Zelândia em 1900.
Viveu na Inglaterra e deu aulas na Universidade de Manchester. Ficou conhecido por ser o pai da Física Nuclear, ganhou o prémio Nobel da Química (1908) e também a medalha de Rumford. Morreu a 19 de Outubro de 1937 com 66 anos em Cambridge, Inglaterra.
Em 1911, Ernest Rutherford, estudando a trajectória de partículas alfa( partículas positivas) emitidas pelo elemento radioativo polônio, bombardeou uma lâmina fina de ouro. Ele observou que: * A maioria das partículas alfa atravessavam a lâmina de ouro sem sofrer desvio em sua trajectória; * Que algumas das partículas sofriam desvio em sua trajectória; * E que outras em número muito pequeno, batiam na lâmina e voltavam.