Taylor resumo
Contexto histórico:
-As primeiras empresas a surgirem foram as inglesas, em função da energia a vapor (tecelagens).
-As grandes empresas entretanto foram as americanas. Grandes impérios (aço/estradas de ferro), com o surgimento de gerentes profissionais.
Taylor escreveu seu livro quando a indústria siderúrgica americana estava em expansão.
Fayol concordou com Taylor sobre o pagamento por peça, mas discordou sobre a divisão das chefias. Fayol acreditava na unidade de comando, com o empregado respondendo a um único chefe, em uma estrutura hierárquica, piramidal, enquanto Taylor acreditava que o empregado responderia a diferentes chefes “especialistas” dependendo da situação em uma estrutura funcional. Taylor (“chão de fábrica”) preocupava-se com a produção e Fayol (“nível gerencial”) com a organização.
TAYLOR – ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
A organização como tarefa (one best way)
PRINCÍPIOS:
-Formas de desperdício
-Procura de homens eficientes, preferencialmente o já formado, preparado pelos outros. Para o interesse nacional entretanto há a necessidade das empresas formarem esse homem. Os gerentes também deverão ser tão bem treinados quanto bem nascidos.
-Importância crescente dos sistemas. Identidade de interesses entre empregados e empregadores: “administração com principal objetivo de assegurar prosperidade máxima ao patrão e empregado”, significando prosperidade permanente para a empresa e maiores salários, conseguindo com isso atrair os empregados para a causa.
-Eliminação da vadiagem (cera). Em um time de basquete, qualquer jogador que não se esforce é mal visto pelos demais. No trabalho entretanto o mais esforçado é que é visto como um traidor.
A Cera era causada por: 1-preconceito contra o desemprego (o trabalhador pensa que se trabalhar muito, a empresa precisará menos empregados para aquela tarefa – pensamento reforçado pelos sindicatos). Na verdade ocorre o