Concentração Molar
Este trabalho tem por objetivo desenvolver temas como relacionados com a água, como a concentração molar, a poluição nos rios e os tratamentos de água. A concentração molar é a quantidade de soluto, em mol, dissolvidos num volume de solução em litros, e também é conhecida por molaridade. Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a poluição dos rios. Enquanto alguns países da Europa desenvolveram planos eficientes de despoluição dos rios, o Brasil continua com uma grande quantidade de rios poluídos. Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Concentração molar (M)
Concentração molar ou molaridade é a quantidade de soluto, em mol, dissolvidos num volume de solução em litros. O mol nada mais é que a quantidade de substâncias de um sistema que contém tantas unidades elementares quantas existem em átomos de carbono em 0, 012 kg de carbono-12. Esta unidade elementar deve ser especificada e pode ser um átomo, uma molécula, um íon, um elétron, um fóton etc., ou um grupo específico dessa unidade. Pela constante de Avogadro, esse número é igual a 6,02 x 10²³, aproximadamente. Muitas outras unidades de medida de concentração são utilizadas usualmente, como por exemplo, a percentagem de massa (ou erroneamente chamada de percentagem de peso), porém a mais usada e mais importante unidade de concentração é a molaridade.
A concentração molar é a mais importante unidade de concentração, sendo referência de unidade de quantidade de matéria presente em 1 litro de solução. Pode-se dizer que a concentração molar determina a quantidade de mols de solutos presentes em 1 litro de solução. Pode ser expressa em mols/litro ou simplesmente por M (molar).
M = n1/V M