ética
O intuito da Ética Profissional é simplesmente o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
Para que o trabalho dentro de uma empresa, seja ela qual for, dê frutos, é necessário ter um bom convívio entre o grupo de trabalho, colocando como base o respeito, a aceitação de novas opiniões, mesmo que haja idéias e posicionamentos diferentes dentro de alguns tipos de assuntos profissionais.
A fase da escolha profissional, ainda durante a adolescência muitas vezes, já deve ser permeada por esta reflexão. A escolha por uma profissão é optativa, mas ao escolhê-la, o conjunto de deveres profissionais passa a ser obrigatório. Geralmente, quando o indivíduo é jovem, escolhe sua carreira sem conhecer o conjunto de deveres que está prestes ao assumir tornando-se parte daquela categoria que escolheu.
Toda a fase de formação profissional, o aprendizado das competências e habilidades referentes à prática específica numa determinada área, deve incluir a reflexão, desde antes do início dos estágios práticos. Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa sua adesão e comprometimento com a categoria profissional onde formalmente ingressa. Isto caracteriza o aspecto moral da chamada Ética Profissional, esta adesão voluntária a um conjunto de regras estabelecidas como sendo as mais adequadas para o seu exercício.
Muitas oportunidades de trabalho surgem onde menos se espera desde que o indivíduo esteja aberto e receptivo, se preocupe em ser um pouco melhor a cada dia, seja qual for a atividade profissional. Cada profissão, por exemplo, tem seus parâmetros a serem seguidos, por isso não devemos comparar no tipo de desenvolvimento que cada uma terá, pois é muito relativo, depende de vários fatores e o principal deles é a