Conceituação de frase e oração
TEMA: Frase e oração
TITULO: Conceituação de frase e oração
OBJETIVO:
Estabelecer as relações entre frase e oração, analisar os objetivos dos autores, sua metodologia e organização que visa ampliar o conhecimento e a diversificação gramatical.
JUSTIFICATIVA:
Com o presente trabalho, pretende-se proporcionar um conhecimento mais amplo sobre as convergências e divergências entre os principais autores de Gramática da Língua Portuguesa, formando assim uma visão mais ampla e diversificada em relação ao tema abordado. A definição mais adequada de acordo com o meu ponto de vista é o de Câmara Jr. Frase: Unidade de comunicação lingüística, caracterizada do ponto de vista comunicativo - por ter um propósito ou ser suficiente para defini-lo. E na definição de Oração: Gama Kury – Oração é uma frase, formada de sujeito e predicado e estruturada em torno de um verbo. È muito interessante, pois com isto vamos entender, que nem toda frase é uma oração, mas que toda oração é uma frase. Pois conforme a explicação de Kury, a frase não necessita de verbo, basta ser feita à comunicação, já a oração, necessita de verbo para ser classificada como uma oração.
INTRODUÇÃO:
Definição de frase: Celso Cunha - FRASE: È UM ENUNCIADO DE SENTIDO COMPLETO OU SEJA, A UNIDADE MINIMA DE COMUNICAÇÃO.
José Carlos Azeredo - FRASE: ESTÁ CENTRALIZADA COMO MENOR TEXTO POSSÍVEL.
Evanildo Bechara - FRASE: ELE DEFINE POR PALAVRAS SIMPLES, QUE NÃO TEM UMA ESTRUTURA INTERNA E NÃO APRESENTA RELAÇÃO PREDICATIVA. Ex: Choveu muito!
Flávia Carone – FRASE: UNIDADE DE COMUNICAÇÃO QUAISQUER QUE SEJAM SUAS DIMENSÕES E SUA ESTRUTURA, DESDE QUE ESTÁ UNIDADE ESCALE A PAUTA EM MODULAÇÃO.
Câmara Jr. FRASE: UNIDADE DE COMUNICAÇÃO LINGUÍSTICA, CARACTERIZADA DO PONTO DE VISTA COMUNICATIVO – POR TER UM PROPÓSITO OU SER SUFICIENTE PARA DEFINI-LO.
DESENVOLVIMENTO:
CONVERGENTES:
Celso Cunha, Azeredo e Bechara, ambos concordam que uma expressão formada por