Conceitos e técnicas de análise visual - maria lúcia rangel alckmin (resumo)
KEVIN LYNCH
Em 1960 Kevin Lynch publicou A IMAGEM DA CIDADE. Na introdução refere que se trata de um livro sobre o 'ASPECTO DAS CIDADES' e que pretende questionar a sua importância e as possibilidades da sua alteração. O principal objetivo é, segundo diz, conferir um significado à forma urbana. Defende que um meio ambiente ordenado pode atuar como referencial ou como gerador de atividades urbanas.
O interesse de Lynch concentra-se na LEGIBILIDADE do meio urbano, por ele definida como a 'facilidade com a qual as partes podem ser reconhecidas e organizadas numa estrutura coerente' (Lynch,1960: 13).
Assim, propõe-se analisar a estrutura dessa imagem e dirige, portanto, o seu esforço de síntese para identificar os elementos que constituem a estrutura da imagem da cidade. Encontra cinco elementos constitutivos - as VIAS, os NÓS, os ELEMENTOS MARCANTES, os BAIRROS e os LIMITES.
Nota: Este autor é freqüentemente criticado pela falta de clareza que envolve a definição das cinco categorias de elementos, como pela ausência de uma relação hierárquica entre elas.
___________________________________________________________________________________________________________________________
GORDON CULLEN
Um ano após a publicação de A IMAGEM DA CIDADE , Gordon Cullen publica TOWNSCAPE. Tal como na visão de Lynch, o ponto de referência da abordagem paisagística de Cullen, é a capacidade individual de percepção visual: a cidade como objeto da percepção dos seus habitantes :a silhueta, a divisão do espaço, a visão serial; da pintura: a distorção, o claro e escuro, a textura, o detalhe; da biologia: a viscosidade; da literatura: a metáfora, a ilusão, a nostalgia, o animismo. Gordon Cullen utiliza uma linguagem evocativa e recorre sistematicamente a imagens. Em Townscape fundem-se conceitos próprios da disciplina arquitetônica com noções derivadas da capacidade de utilização dos espaços