CONCEITOS E TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
Atualmente, as empresas estão investindo na formação de líderes, este fato acontece devido à conscientização das organizações em relação à importância dos líderes dentro do ambiente de trabalho; hoje uma liderança eficaz pode resultar em vários índices positivos para uma organização, mas mesmo com esta super valorização, o tema ainda é muito abrangente e possui várias definições.
Mas a liderança não se encontra apenas dentro das organizações, nos dias atuais é necessária a presença de líderes em todas as situações em que exigem um relacionamento social, ou seja, toda vez em que houver um grupo voltado a atingir uma meta, será necessário um líder para tornar esta meta possível.
Uma organização que não possui a presença de um líder sofre dificuldades de caminhar, a liderança é de vital importância, pois além de apontar os meios necessários para atingir uma meta, também dá aos liderados confiança para realizarem suas tarefas, um liderado inseguro tem muito mais chances de errar, ao contrario de um liderado confiante no seu trabalho.
1.1 Conceito
Segundo Robbins (2004, p.137), “liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos”, sendo assim, a liderança é de fundamental importância para as empresas, pois esta garante a motivação necessária para pôr em prática a estratégia definida para alcance do resultado esperado.
Hunter (2004, p. 25), define liderança como “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”, ou seja, liderar é um ato que não obriga os liderados a executarem uma tarefa, mas sim é uma ação praticada de boa vontade, pois estes têm consciência do objetivo a ser alcançado e os visualizam como objetivos comuns aos deles.
Para alguns a liderança é visualizada como uma virtude, mas ainda há uma parcela considerável de pessoas que pouco compreende sobre este tema; muitos ainda