Conceitos e instalações de sistemas de telefonia
1- Fundamentos de telecomunicações
1.1 - Organismos de telecomunicações
ITU – União Internacional de Telecomunicações A união internacional de telecomunicações, com sede em Genebra, Suíça, é uma organização internacional que congrega governos e setores privados num Sistema Unido de Nações, para coordenar as comunicações globais em redes de serviços.
Subdivide-se em três setores de atuação: ITU-R: comunicações rádio e registro de frequências (ref. CCIR); ITU-T: padronização das telecomunicações em telefonia, telegrafia e dados (ref. CCITT); ITU-D: desenvolvimento das telecomunicações.
No sentido do desenvolvimento da ciência e tecnologia, a ITU sugere as doutrinas de telecomunicações visando racionaliar o uso dos meios, publica documentos e promove encontros com engenheiros, representantes do governo, de organizações e indústrias do setor.
ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações
É o órgão do governo brasileiro, com sede em Brasilia, DF, encarregado de coordenar e fiscalizar as comunicações no Brasil, além de certificar e homologar produtos.
ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
Com sede em Brasilia, DF, a ABERT, é uma associação prestadora de serviços, informação e assessoramento ao governo, além de trabalhar em prol dos interesses de seus associados na área de radiodifusão, aos quais presta assessoria nas áreas juridica, parlamentar e técnica.
SET – Sociedade Brasileira de Engenharia e Televisão
É uma associação técni-científica de profissionais e empresas, sem fins lucrativos, que atua nas áreas de engenharia e afins, nos campos de televisão, telecomunicações, rádio e multimídia. Atua como órgão de difusão, expansão, estudo e aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos, operacionais e científicos.
1.2 – Equipamentos Básicos 1.2.1 – Transdutores
Os trandutores são importantes dispositivos utilizados na eletrônica. Por definição, transdutor (transducer)