VOIP - Solução Corporativa
A rede pública de telefonia e os equipamentos que a tornam funcional estão implantadas na maioria das localidades do mundo. A disponibilidade de um telefone e o acesso a uma rede telefônica mundial de alta qualidade e baixo custo é considerado essencial na sociedade moderna (espera-se que os telefones continuem funcionando mesmo quando há queda de energia). Tudo que comprometa esta rede é tratado com cautela. Contudo, uma mudança de paradigma começa a ocorrer quando mais e mais as comunicações se dão na forma digital e transportadas por redes de pacotes, tais como IP, Células ATM e quadros de frame relay. O tráfego de dados está crescendo muito mais que o tráfego telefônico e há um interesse cada vez maior em transportar informações de voz sobre rede de dados alterando radicalmente o modo tradicional de transporte de dados sobre rede de voz.
O suporte às comunicações de voz utilizando o protocolo internet (IP), mais comumente chamado de VoIP, ou Voz sobre IP, torna-se um atrativo pelo baixo custo e ao preço flat-rate de links de dados privados. De fato, boa qualidade de telefonia em redes IP é um dos passos chave em direção à convergência das indústrias de voz, vídeo e comunicação de dados.
VoIP pode ser definida como a habilidade de se fazer chamadas telefônicas (por exemplo, operar todas as facilidades oferecidas hoje pela rede de telefonia convencional - RTPC) e enviar FAX em redes de dados baseadas em IP com um padrão aceitável de qualidade de serviço (QoS) e um custo/benefício superior.
A primeira medida de sucesso dos gateways VGW Furukawa é a redução de custos das ligações de longa distância sem adicionar inconvenientes ao usuário final, como, por exemplo, a necessidade de usar um microfone em um PC.
Quatro anos atrás, uma empresa que investisse em tecnologia de voz sobre IP (VoIP) correria riscos tremendos. Má qualidade de voz e falta de confiabilidade eram queixas freqüentes. Hoje, porém, muitos desses problemas técnicos