Conceitos B Sicos Do Atletismo
Corridas
Introdução: O atletismo é uma das mais antigas formas esportivas. Fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos, criados pelos gregos, em 776 a.C. O atletismo consiste, basicamente, em um conjunto de práticas esportivas, podendo elas serem classificadas de forma geral em corridas, saltos e lançamentos. Cada uma das três possui certas subdivisões. Conceito: É uma sucessão de saltos com progressão horizontal. Possui uma fase aérea maior ou menor dependendo da velocidade de progressão. Os sucessivos impulsos fazem com que qualquer elemento ao progredir horizontalmente observe seu contato com o solo, ou seja, quanto maior a velocidade menor será o contato do calcanhar com o solo. Partindo da posição estática, com pés unidos poderemos avaliar toda a performance técnica de um indivíduo. Ao realizarmos uma corrida lenta ocorre o contato de todo o pé com o solo (pé chapado). À medida que aumentamos a o contato do calcanhar com o solo. O ciclo da fase aérea entra em ação, provocado pela série de impulsos gerados pela ponta do pé. Nas provas de velocidade, por exemplo, a utilização da ponta dos pés e da frequência das passadas deverá ser intensa.
Corrida de pista: É a forma mais tradicional. É praticada em pistas de formato oval. A pista é dividida em várias faixas, que limitam o espaço de cada um dos competidores. Sua extensão pode ser de 100, 200 ou até 400 metros.
Corrida com obstáculos: Como o próprio nome diz, é uma corrida que apresenta obstáculos a serem ultrapassados ao longo da pista. Normalmente é disputada em estádios e a extensão do percurso pode ser de 100, 110, 400 e até 3000 metros.
Corrida de Meio Fundo: Também conhecida como corrida de média distância. Nessa subdivisão, não é obrigatório que os competidores se mantenham o tempo todo em suas raias. A distância do percurso pode variar entre 800 e 1500 metros.
Corrida de Fundo: Também conhecida como corrida de longa distância. Nesse tipo, o tamanho do percurso a ser