Conceitos introdutórios – contábilidade básica
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 2.1 FINANCEIRO 5 2.2 ESCRITURAÇÃO FISCAL 5 2.3 CLASSIFICAÇÃO
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objeto demonstrar os conhecimentos sobre o tema proposto, a partir dos conceitos dos autores pré-definidos, de forma objetiva.
DESENVOLVIMENTO
A contabilidade como ciência dispõe de técnicas que permitem o controle do patrimônio, tanto de pessoas físicas que dela precisarem, ou da união de pessoas físicas (que juntas formam uma empresa que conhecemos também como pessoa jurídica), que são os principais utilizadores dessa ferramenta chamada contabilidade para controlar e gerenciar seu patrimônio.
No dia a dia de uma empresa, como o fluxo de informações que decorrem das atividades necessárias para o seu funcionamento, é empregado muitas das técnicas de contabilidade, e as áreas que a utilizam de maneira mais contundente são as áreas ligadas ao financeiro, e a área fiscal, que controla a documentação pertinente a sua atividade.
financeiro
Atua principalmente na geração de fluxo de caixa, que se refere às vendas do resultado do seu processo industrial e ou prestação de serviço, e de outras fontes de renda da empresa, e do controle das despesas como compras efetuadas, encargos como impostos e salários. O gerenciamento correto destas informações permite ações preventivas, a fim de manter a continuidade da empresa através da correta utilização das informações recebidas.
,
Escrituração fiscal
São os lançamentos efetuados pelas entradas ou saídas de documentos idôneos, que alimentam toda a informação decorrente dos processos internos, tanto de ordem fabril, ou administrativo. Esses processos de inclusão de informações normalmente atribuídos a etapas de recebimento (entradas), ou de expedição (saídas) alimentam grande parte do fluxo de informações, as diversas áreas da empresa que dela necessitam. 1.1.1