Conceitos gramaticais
DISCIPLINA: GRAMÁTICA DO TEXTO ESCRITO
ISABEL LIMA
TEREZA SARMENTO
CONCEITOS E ANÁLISES LINGUÍSTICO-GRAMATICAIS DO TEXTO
“AMOR LÍQUIDO – A FLUIDEZ DOS RELACIONAMENTOS NA
CONTEMPORANEIDADE”
Salvador
2012
ISABEL LIMA
TEREZA SARMENTO
CONCEITOS E ANÁLISES LINGUÍSTICO-GRAMATICAIS DO TEXTO
“AMOR LÍQUIDO – A FLUIDEZ DOS RELACIONAMENTOS NA
CONTEMPORANEIDADE”
Trabalho apresentado como pré-requisito de conclusão da disciplina Gramática do Texto
Escrito, do curso de especialização em
Gramática e Texto da Universidade Salvador
- UNIFACS, orientado pela professora
Edivalda Alves Araujo.
Salvador
2012
O seguinte trabalho pretende pontuar questões referentes a conceitos e análises linguístico-gramaticais do texto “Amor líquido – a fluidez dos relacionamentos na atualidade”, escrito pela psicóloga Camila Padrão encontrado no site “Portal na mídia”, publicado na seção “Saúde”. Dentre os conceitos e análises trazidos no decorrer desta escrita destacam-se: conceitos de texto; texto oral e escrito; gêneros e tipos textuais; elementos de coesão referencial e sequencial.
O conceito de texto, consoante Koch1 (2006), depende da perspectiva que se tenha de língua e sujeito. Desta forma, cabe ressaltar que a linha adotada para a feitura deste trabalho é a interacional, que afirma os sujeitos enquanto construtores sociais, e o texto, o próprio lugar da interação.
Para ser classificado como um texto é necessário mais do que ser constituído por frases, haja vista que “o texto é um tecido, não um aglomerado desconexo de fios”
(SAVIOLI; FIORIN, 2001, p.11). A fim de que um conjunto de palavras funcione e seja reconhecido como um texto (ANTUNES, 2005), é necessário que se haja sentido, e esteja articulado e encadeado, precisando, portanto, apresentar algumas propriedades, como: coerência, coesão, informatividade, intertextualidade.
Ainda na linha de raciocínio sócio-interacionista segue Koch (1997, p 22)