Classes Gramaticais - Adjetivos
1. Introduzindo as Classes Gramaticais 3
2. Morfologia 3
3. Classes de Palavras 3 3.1 Diferença entre classe e função 3
3.2 Exemplos e conceitos 4
4. Mecanismos de Flexão das Palavras 5
4.1 Conceito 5
4.2 Tipos de Flexões 5 e 6
5. Adjetivos 6
5.1 Conceito 6
5.2 Classificação 6 e 7
5.3 Flexão 7
6. Fontes de Pesquisa 8
1. Introduzindo as Classes Gramaticais
Em português, existem dez classes gramaticais, ou classes morfológicas, ou ainda classes de palavras. Destas, seis são variáveis (isto é, se flexionam, indo ao plural, ou feminino, ou superlativo), e quatro são invariáveis.
As classes variáveis são: artigo, adjetivo, pronome, numeral, substantivo e verbo. Nas invariáveis, há: advérbio, conjunção, interjeição e preposição.
Existem também as classes sintáticas, que são outra divisão das palavras, de acordo com sua função na frase.
2. Morfologia
Em linguística, Morfologia é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. A peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período. A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.
3. Classes de Palavras
3.1 Diferença entre classe e função
Esta diferença é o que norteia a compreensão entre análise morfológica e da análise sintática. Essa distinção é simples, porém de muita importante para os estudos linguísticos. Basicamente a classe se refere a análise morfológica, ou seja, relaciona-se ao estudo das palavras de acordo com a classe gramatical a que elas pertencem e a analise sintática, caracteriza-se como uma particularidade