Felp
Ex. 1: SUBSTANTIVOS x ADJETIVOS
SUBSTANTIVOS ADJETIVOS
Quando aparece combinado no sintagma nominal, numa ordem linear, o substantivo funciona como núcleo. Quando aparece combinado no sintagma nominal, numa ordem linear, o adjetivo funciona como modificador.
Quando isolados, nem sempre é possível uma distinção nítida entre substantivos e adjetivos, porque eles têm características mórficas semelhantes, isto é, flexionam-se para expressar as categorias de gênero e número.
Substantivos podem ser modificados por adjetivos. Já os adjetivos somente podem ser modificados por sufixos.
Com base em critérios semânticos, os substantivos empregam nomes aos seres, entidades e etc. Com base em critérios semânticos, os adjetivos designam qualidades.
No critério morfológico os substantivos têm gêneros próprios. Já o gênero e o número dos adjetivos dependem do gênero e número dos substantivos no qual eles se referem.
A aparição como núcleo dos sintagmas nominais (sujeito, objetos e agente da passiva) compete ao substantivo. Ao adjetivo é reservada a ocorrência como predicativo ou adjunto adnominal. Muitas vezes o adjetivo é palavra que acompanha, modifica ou caracteriza o substantivo.
EX. 2: ADJETIVOS x ADVÉRBIOS
ADJETIVOS ADVÉRBIOS
As semelhanças entre adjetivos e advérbios são acentuadas no aspecto semântico. Com base nesta encontra-se o fato de ambas serem caracterizadoras e intensificadoras. O adjetivo, por sua vez, caracteriza e intensifica o substantivo, enquanto o advérbio caracteriza o verbo e intensifica o adjetivo e até mesmo o próprio advérbio
O adjetivo é variável e sua íntima relação gramatical é com o substantivo e há freqüentes permutas entre essas duas classes. Diferentemente o advérbio tem função circunstancial e é uma palavra invariável. Sua íntima relação gramatical é mais precisamente com o verbo.
Flexiona-se em gênero,