Conceitos fundamentais de algoritimos
Entrada de dados: usa dispositivos eletrônicos que possibilitam o fornecimento de dados ao computador que os utilizará conforme as instruções contidas em seu algoritmo para se chegar aos resultados desejados. Vários são estes dispositivos como: teclado, mouse, etc.
Processamento: os dados obtidos pelos dispositivos de entrada serão processados conforme as instruções existentes no algoritmo, sendo ambos, os dados de entrada e resultados processados, armazenados na memória do computador. Esta parte, identificada como processamento, é relacionada diretamente com os dispositivos de armazenamento de dados (memória), pois são neles guardados os dados que serão acessados e manipulados pelo computador que procura atingir os resultados desejados.
Saída de dados: consiste na realização das instruções que estão sendo processadas pelo computador com o objetivo de mostrar os dados obtidos na execução do algoritmo. Esta apresentação acontece por meio dos dispositivos de saída de dados como: monitores ou vídeos, impressoras e outros recursos tecnológicos capazes de facilitarem o acesso a estes dados alcançados.
A coleta e armazenamento de dados solicitados ao usuário de um algoritmo é realizada através dos dispositivos de entrada de dados. Estes dados são manipulados pelo processador respeitando rigorosamente as instruções contidas no algoritmo e buscando satisfazer as necessidades de seu usuário. Assim, se concebe a importante compreensão sobre os dados brutos que são necessários para geração da informação, que é contextualizada para um fim específico e atende as expectativas do usuário, tendo este acesso aos mesmos através dos dispositivos de saída de dados. A efetivação de todo este processo só ocorre com dados que