Infarto Agudo do Miocárdio
O Infarto Agudo do Miocárdio é definido como: “Uma redução da irrigação sanguínea por uma das artérias coronárias, o que leva a isquemia e necrose miocárdicas”. (Enfermagem Médico-Cirúrgica, vol. 2, 2004). CAUSAS: O infarto ocorre quando uma ou mais artérias que levam o oxigênio ao coração, são obstruídas abruptamente.
Aterosclerose: Trata-se de uma doença onde há a deposição de placas de gordura dentro das paredes das artérias coronárias. Estas placas de gordura causam obstrução do fluxo sanguíneo das coronárias para o coração.
Oclusão completa de uma artéria por embolo ou trombo: trombose é o mecanismo fisiológico através do qual se produzem trombos, ou seja, aglomerados de células, fibras e fatores de coagulação que constituem uma massa, a qual vai obstruir total ou parcialmente o lúmen de um vaso sanguíneo.
Vasoespasmo de uma artéria coronária: Outra causa relacionada ao infarto agudo do miocárdio. O espasmo coronariano refere-se ao colabamento das paredes das artérias coronárias, impedindo a passagem do fluxo sanguíneo ao coração. Embora não se saiba ao certo o que causa o espasmo das artérias coronárias, muitas vezes esta condição está relacionada a hábitos de vida do paciente.
Suprimento diminuído de oxigênio: com a redução de oxigênio, ocasiona a hipoxemia, no qual a perfusão sanguínea mantém- se adequada, isso pode acontecer nos quadros de cardiopatias congênitas cianóticas, asfixia, insuficiência respiratória hipoxêmica e intoxicação por monóxido de carbono.
Demanda aumentada de oxigênio: Com a hipertrofia ventricular, da se um aumento da demanda de oxigênio, ocasionando a isquemia miocárdica.
SINAIS E SINTOMAS: Nem todas as pessoas têm dor no peito de forma intensa e aguda. Os sinais e sintomas do infarto podem variar de pessoa para pessoa. Entre eles podemos citar:
Dor precordial ou subesternal, desconforto que ocorre geralmente no centro do peito, com características do tipo pressão ou aperto, de grau