CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA ECOLOGIA
1.1 Introdução
O conceito de Ecologia é definido por: Comunidade, Ecossistema e População. O ecossistema é o conjunto formado por comunidades bióticas e abióticas que interagem, originando uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas, é a unidade básica da ecologia; a população é um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado tempo, e a comunidade ou biocenose é o conjunto de populações de diversas espécies que vivem na mesma região por um determinado tempo.
O conceito de geral do ecossistema é amplo, mas pode-se resumir no acoplamento dos componentes bióticos e abióticos formando uma unidade funcional como uma floresta, um campo, desertos, um lago, é considerado ecossistemas.
De forma genérica, os ecossistemas podem ser divididos em ecossistemas terrestres e aquáticos. Esses ecossistemas ainda podem estar sob a ação recíproca dos seres autótrofos e heterótrofos apenas, ou podem ser administrados pelo ser humano, como é o caso das plantações.
O conjunto dos ecossistemas existentes na Terra constitui a biosfera, que é a porção do planeta biologicamente habitada, que se estende das mais altas montanhas aos mais profundos oceanos.
Dentro de um mesmo bioma podemos encontrar variações na vegetação, associados ao solo da região, à topografia, à disponibilidade de água e à ação humana.
O Brasil possui um imenso bioma costeiro, também chamados de ecossistemas brasileiros que serão desenvolvidos.
1.2 DEFINIÇÕES
Ecologia é o ramo da biologia que estuda as interações entre os seres vivos e o meio onde vivem.
Biótico é o conjunto dos aspectos físicos e químicos de um determinado ambiente. É a área física na qual determinada comunidade vive. Por exemplo, o habitat das piranhas é a água doce, como, por exemplo, a do rio Amazonas ou dos rios do complexo do Pantanal. O biótopo rio Amazonas é o local onde vivem todas as populações de organismos vivos.
Espécie é o conjunto de indivíduos