Conceitos fundamentais da Biologia
2. Gene: É o veículo da hereditariedade ou a unidade de potencial hereditário existente no cromossomo e que, ao interagir com outros genes, com o citoplasma e o meio, condiciona o aparecimento de um dado caráter. Os genes distribuem-se linearmente ao longo de cada cromossomo e possuem como constituinte fundamental o DNA que tem função genética.
3. Genes alelos: Cada caráter é devido à presença de, no mínimo, dois fatores ou genes, que formam um par alelomorfo ou alelo. Exemplo: a cor castanha dos olhos é alélica à cor azul; a existência de dedos supranumerários (polidactilia ou mais do que cinco dedos) é alélica ao número normal de dedos.
4. Cromossomos homólogos: São os que possuem regiões correspondentes, devido à presença, nesses locais, de genes alelos, responsáveis por características específicas. Cada membro do par alelomorfo de genes está situado em um dado membro do par de cromossomos homólogos. Na formação dos gametas - gametogênese - há a separação dos cromossomos homólogos, indo cada um para gametas diferentes, formando uma célula haplóide (célula n).
5. Homozigoto ou puro: Se, para um determinado locus (posição do gene), as células de um indivíduo apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homólogos, o indivíduo é denominado homozigoto (por exemplo: AA e aa).
6. Heterozigoto ou híbrido: Quando os dois membros de um par de alelos são diferentes ou contrastantes (por exemplo: Aa e Bb).
7. Genótipo: É o patrimônio hereditário, ou seja, o conjunto de genes que um indivíduo recebeu de seus pais. O genótipo, normalmente, não se altera por influências do meio ambiente, excluindo-se o fenômeno das mutações.
8. Fenótipo: É a característica presente no indivíduo, decorrente da manifestação do genótipo. O fenótipo se modifica por alterações do meio ambiente. Não tem função na constituição de uma descendência. Exemplo: uma cicatriz no rosto de uma