conceitos emprego, desemprego
Emprego formal: é aquele que você é registrado em alguma empresa, e essa tem encargos sociais com o seu registro.
Emprego Informal: é aquele que você não tem registro em carteira, não recolhe impostos... Ou seja, a empresa não tem nenhum encargo social com você.
Desemprego: corresponde ao termo usado para indicar a parcela da força de trabalho que se encontra sem emprego
Desemprego Conjuntural: É o desemprego causado por uma crise econômica. Existem duas formas de designar o desemprego conjuntural, sendo que ambas estão corretas, desemprego cíclico ou conjuntural. Este resulta da variação cíclica da vida econômica, isto é, das épocas de expansão ou "boom" e das épocas de recessão da economia.
Desemprego estrutural: é uma forma de desemprego natural. Neste caso existe um desequilíbrio permanente entre a oferta e a procura (de trabalhadores), que não é eliminado pela variação dos salários. Resulta das mudanças da estrutura da economia.
Desemprego friccional: resulta da mobilidade da mão-de-obra e pode ser componente do desemprego natural. Ocorre durante o período de tempo em que um ou mais indivíduos se desempregam de um trabalho para procurar outro.
Desemprego sazonal: resulta basicamente da variação do ritmo da atividade econômica ao longo do ano.
Subemprego: é uma situação econômica localizada entre o emprego e o desemprego. Ocorre normalmente quando a pessoa não tem recursos financeiros ou formação técnica profissional para se recolocar no mercado de trabalho.