Conceitos econômicos e Profissões Brasileiras
Existem dois tipos de Juros:
Juros Simples: São acréssimos que são somados ao capital inicial no final da aplicação.
Juros Compostos: São acréssimos que são somados ao capital, ao fim de cada período de aplicação, formando com esta a soma de um novo capital.
Observação: Capital é o valor financiado, seja na compra de produtos ou empréstimos em dinheiro.
Miseráveis É uma palavra que deriva de miserável, onde um de seu significados é pobre, sem recursos, que está na miséria.
A maioria dos brasileiros que vivem em situação de extrema pobreza é negra ou parda, jovem e vive na Região Nordeste. É o que mostra um levantamento feito pelo governo federal, com base em dados preliminares do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Com base nesses dados, o governo estipulou que famílias com renda igual ou inferior a R$ 70 por pessoa são consideradas extremamente pobres. O parâmetro será usado na elaboração do plano Brasil sem Miséria, a ser lançado em breve pelo governo federal. Nessa situação de miséria encontram-se 16,2 milhões brasileiros, o equivalente a 8,5 % da população do país. Desse total, 70,8% são pardos ou negros e 50,9% têm, no máximo, 19 anos de idade. Porém, uma projeção feita pelo diretor do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Neri, nos próximos quatro anos, o Brasil deve reduzir o número de miseráveis pela metade e aumentar em 50% as classes AB (Classe AB: renda domiciliar maior que R$4.807,00).
Usura É o nome dado a prática de se cobrar juros excessivos pelo empréstimo de uma determinada quantia de dinheiro.
Até à Idade Média a palavra usura era utilizada como sinônimo de