circuitos eletronicos
Circuitos Eletromecânicos Nesta UFCD de Circuitos Eletromecânicos, aprendemos a interpretar os esquemas elétricos e proceder às montagens de circuitos representados nos mesmos, guiando-nos pelos esquemas. Vimos como ligar os sistemas de comando e potência e proteção de máquinas.
Nestes esquemas podemos ver representados e passar à prática, através das montagens dos vários equipamentos necessários para as mesmas. Passámos desta forma a perceber o que são na realidade os equipamentos que apenas conhecíamos até então em teoria, pelo facto de já termos tido formação no âmbito dos esquemas de comando e de potência. Nestas montagens encontramos vários equipamentos: o contactor de potência, o relé térmico, o seccionador porta fusível, botoneiras, etc. O contator é um dispositivo mecânico de manobra de operação não manual, que tem uma única posição de repouso e é capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito. O relé é um dispositivo elétrico destinado a produzir modificações súbitas e predeterminadas num ou mais circuitos elétricos de saída, quando alcançadas determinadas condições no circuito de entrada, que controla o dispositivo. Assim, o relé não possui a função de interromper o circuito principal, mas sim de fazer atuar o seu sistema de manobra.
Esse equipamento, quando ligado a uma instalação, tem como função permitir o funcionamento de outros aparelhos ligados ao mesmo ou noutro circuito elétrico que estejam ligados ao relé, devido a uma alteração nas condições do equipamento pela passagem da corrente elétrica. Funciona como uma chave automática comutadora que atua pela alteração de algumas variáveis predeterminadas como temperatura, corrente elétrica, ar e campo magnético.
O contator, é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. Essas cargas podem ser de qualquer tipo, desde tensões diferentes do circuito de