Conceitos dos jogos
Os jogos de empresas têm muitas definições conforme as abordagens. Para Pretto (2007) é uma técnica ou veículo de ensino que faz uso de situações especialmente projetadas para representar as reais condições ambientais do mundo dos negócios.
Segundo Sauaia & Zerrenner (2009) trata-se um exercício sequencial de tomada de decisões, estruturado em torno de um modelo de situação empresarial no qual os participantes se encarregam da tarefa de administrar as empresas simuladas.
Segundo Naylon o jogo é uma simulação na qual as pessoas participam ativamente como tomada de decisão dentro de um sistema organizacional que esta sendo simulado
Os jogos de empresas apresentam a mesma estrutura dos jogos, porém, salientam as situações da área empresarial, buscando simular características sociais, econômicas e técnicas do ambiente das empresas. Há vários conceitos de autores sobre os jogos mas conclui que “os aspectos importantes e peculiares dos Jogos de Empresa são seu caráter extremamente dinâmico, sua grande abrangência como um método de ensino e desenvolvimento pessoal, assim como o aspecto seqüencial, o qual motiva e aproxima-os o máximo com a realidade empresarial a qual está se procurando simular”.
3.5 Objetivos dos Jogos de Empresas Relaciona-se a seguir os objetivos mais comuns para a utilização dos jogos de empresas: 1. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício e experiências num ambiente simulado, tão parecido quanto possível ao ambiente no qual as mesmas terão que ser realmente desempenhadas. 2. Didático: transmitir conhecimentos específicos (conhecimentos, técnicas e instrumentos) do campo da Administração de Empresas de um modo prático e experimental.
3. Pesquisa: utilizar o cenário propiciado pelo jogo de empresas como um laboratório para: descobrir soluções para problemas empresariais; esclarecer e testar aspectos da Teoria Econômica; pesquisar aspectos da Teoria da Administração e