Conceitos de Jogos Tradicionais
A cultura tem conhecimento dos hábitos à capacidade adquirida pelo homem e nesse contexto afirma que a criança pode integrar a cultura se não for criado segundo as normas e valores. O jogo desempenha um papel importante na sociedade é um dos mais importantes diferentes vitais no seu comportamento. Para a criança o jogo e fundamental na forma de vida e através do jogo que elas socorrem o seu envolvimento físico e social.
Os jogos tradicionais tem um processo de aprendizagem para alem de uma pratica saudável dos tempos livres respeitam os fundamentais do desenvolvimento de cada criança. O aspecto higiênico e cultural diz que o dinamismo e a carga afetiva dos jogos tradicionais que tem variam finalidade:
A integração de grupo não está isolada geralmente desempenha papeis individual de qualquer grupo. A aquisição corporal promove a coordenação motora ao jogar e efetuar gestos ao jogo e estimulado o desenvolvimento da parte do corpo que fortalece a lateralização. O desenvolvimento tem sentido rítmico compreensão do tempo, pois tem que haver uma aprendizagem ajustada entre a ritmicidade e a cronometria.
A estruturação da maioria dos jogos decorre num espaço determinado sem seu espaço próprio. O enriquecimento oral da linguagem dos jogos usa o canto lengalendas os diálogos para enriquecer a linguagem num esforço de memorização através do jogo. A formação da personalidade pratica do jogo um papel especifica tem num fator de desenvolver ordem motora, psicomotora e sociomotora.
A ordem motora tem o desenvolvimento orgânico e muscular e desenvolver a força e a potencia, a velocidade e a mobilidade articular. A ordem psicomotora está relacionada o desenvolvimento da coordenação dinâmica que e a capacidade física e psicológica que permite a adaptação de cada realidade. Tem a percepção das funções do corpo de origina ajudar a postura e movimentos e permitem o aumento da organização espaço-tempo e tem situar e agir em espaço ritmos