CONCEITOS DO LIVRO DAS CINCO LIÇÕES DE FREUD (PDF)
A psicologia surgiu com wundt na alemanha, tendo como seu objeto de estudo o consciente, analisado principalmente através das manifestações do comportamento, que era um fenômeno passível de observações, menssurações e experimentos que iam de acordo com as rígidas regras positivistas. Já a psicanálise, nascida dos estudos de freud, possui como objeto de estudo o inconsciente até então pouco compreendido. Seus estudos sofreram forte resistência de aceitação na época pela inviabilidade de um rigor determinista no que se refere às postulações da vida mental, além do mais, se desconhecia as singularidades e as consequeências veínculadas ao inconsciente.
Recalcamento primário: sisão primitiva da subjetivida entre o consciente e o inconsciente, ocorre entorno dos seis meses que é o início da apropriação simbólica. Este recalcamento não tem a ver com uma dor psíquica, e sim com a construção do consciente e inconsciente conforfe a criança vai reconhecendo e diferenciando o eu e o não eu.
Recalcamento secundário: é uma ferramenta psíquica que visa a proteção do eu, expulsando da consciência qualquer tipo de ideia que vá de contra aos modelos éticos, morais e estéticos, já internalizados pelo sujeito, que causem algum desprazer. Entretanto, o impulso desejoso recalcado continua a existir no inconsciente, a espreita de colocar-se em disfarce de uma maneira que drible as forças do ego para que se instale no consciente, formando muitas vezes assim, os sintomas.
Sublimação:
É um reinvestimento das energias dos desejos sexuais infantis para atividades socialmente aceitas das quais se é possível extrair prazer. é quando a pessoa inimizada com a realidade por não conseguir realizar seus desejos, consegue, ao invés de fazer uma regressão às primeiras fases da vida sexual, canalizar suas fantasias em criações artísticas por exemplo, e não mais em sintomas. Isso reata as suas ligações com a realidade e subtrai a neurose.
Comlexo de édipo: