Conceitos de Topografia
Topografia é a ciência que estuda uma área de terra limitada, com a finalidade de conhecer sua forma quanto ao contorno e ao relevo, sua orientação, sem levar em consideração a curvatura da terra.
A finalidade da Topografia é determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra. Compete ainda a Topografia a locação no terreno de projetos de Engenharia.
Topografia é a arte de:
Medir distância entre pontos;
Medir ângulos entre direções;
Locar pontos a partir de ângulos e distâncias predeterminadas ou de coordenadas.
Geodésia: É a ciência que estuda a superfície da Terra com a finalidade de conhecer sua forma quanto ao contorno e ao relevo e sua orientação, levando em consideração a curvatura da terra;
Geoprocessamento: É a ciência que estuda a produção de mapas com informações referentes a ele, tudo num só produto e em meio digital;
Diferença entre Geodésia e Topografia: a Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção daquela superfície (área de raio até 30 km), a Geodésia, tem por finalidade, mapear grandes porções desta superfície, levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade. Portanto, pode-se afirmar que a Topografia, menos complexa e restrita, é apenas um capítulo da Geodésia, ciência muito mais abrangente.
Cartografia: Estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações, visando a elaboração e preparação de cartas e mapas. A cartografia se utiliza da topografia pelas técnicas de confecção destes mapas.
A porção da superfície terrestre, levantada topograficamente, é representada através de uma Projeção Ortogonal Cotada e denomina-se Superfície Topográfica.
Levantamento Topográfico Planimétrico: Compreende o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que serão projetados sobre um plano horizontal de