Conceito topografia
A palavra topografia deriva das palavras gregas “topos” (lugar) e “graphen” (descrever), o que significa descrição do lugar, visando à determinação e a representação da forma (contorno, ângulos e relevo), dimensão (distancia e área), etc. A seguir são representadas algumas de suas definições:
“A topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana” Doubek (1989)
“A topografia tem por finalidade determinar contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre” Espartel (1987)
O objetivo principal da topografia é efetuar o levantamento (executar medições de ângulos, distancias e desníveis) que permita representar uma porção da superfície terrestre. Ás operações efetuadas em campo, com o objetivo de coletar dados para a posterior representação, denomina-se de levantamento topográfico. Logo, a topografia serve para dar suporte às obras de engenharia, agronomia e arquitetura, pois estas são executadas sobre parte da superfície terrestre. Este suporte é feito a partir de estudos e projetos previamente elaborados, cabendo a topografia dar a base para que estes projetos sejam executados com maior precisão e locados corretamente na área onde serão executados. A topografia auxilia projetos e obras na construção civil (como prédios, pontes, rodovias, barragens e ferrovias), no urbanismo (como plano diretor, sistema viário, eletrificação, saneamento, loteamentos rede telefônica), na agricultura (como projetos de cultura, drenagens, irrigações, cadastro de culturas) e na silvicultura (com reflorestamento e reservas florestais). A topografia é a ciencia que estuda a representação detalhada de um trecho limitado da superfície da terra, sem levar em consideração a curvatura resultante de sua esfericidade.