Conceitos de tensões e deformações
Passo 1.
CONCEITOS DE TENSÃO DEFORMAÇÃO
Se uma carga é estática ou se ela se altera de maneira relativamente lenta ao longo do tempo e é aplicada de maneira uniforme sobre uma secção reta ou a superfície de um membro, o comportamento mecânico pode ser verificado através de um simples ensaio de tensão e deformação. Tais ensaios são mais comumente conduzidos para os metais em temperatura ambiente. Existem três maneiras principais segundo as quais uma carga pode ser aplicada: Tração, compressão e cisalhamento. Na pratica da engenharia muitas cargas são de natureza de torção, ao invés de serem de natureza puramente cisalhante, conforme a figura 1 [1]. Figura 1 – (a) Tensão de tração, (b) Tensão de compressão, (c) Tensão de cisalhamento e (d)
Tensão de torção. Fonte: Fundamentos da ciência e engenharia dos materiais
A deformação ocorre quando é aplicada uma tensão ou variação térmica que altera a forma de um corpo.
As deformações por tensão podem ser classificadas basicamente em três tipos: deformação transitória ou elástica, deformação permanente ou plástica e ruptura.
Na deformação elástica, o corpo retorna ao seu estado original após cessar o efeito da tensão. Isso acontece quando o corpo é submetido a uma força que não supere a sua tensão de elasticidade (Lei de hooke).
Na deformação permanente, o corpo não retorna ao seu estado original, permanece deformado permanentemente. Isso acontece quando o corpo é submetido à tensão de plasticidade, que é maior daquela que produz a deformação elástica.
Na deformação por ruptura o corpo rompe-se em duas ou mais partes. A ruptura acontece quando um corpo recebe uma tensão inicialmente maior daquela que produz a deformação plastica; essa tensão tende a diminuir após o início do processo.
A forma de aplicação das tensões varia em relação a reação de apoio ou inércia do corpo; elas podem ocorrer por tração, compressão, cisalhamento, flexão e torção:
Tração
Solicitação que tende a alongar o corpo, ocorre no