AD RESISTENCIA DOS MATERIAIS
ALUNO: HELBER RIBEIRO SANTOS
DISCIPLINA: RESISTENCIA DOS MATERIAIS
PROFESSOR: CESAR ALEXANDRE
Pesquisa sobre os conceitos relativos a cargas combinadas
Teresina, 11 de junho de 2013.
Carregamentos Combinados
Introdução
Em um sistema estrutural, um determinado carregamento tende a produzir solicitações (esforço normal, esforço cisalhante, momento fletor e momento torçor) que, por sua vez, tendem a produzir tensões internas de compressão, de tração (normais) e de cisalhamento (tangencial). Como é muito provável que mais de um tipo de solicitação esteja atuante numa determinada estrutura ou elemento estrutural, é de grande importância que se avalie a resposta da estrutura frente à combinação destas solicitações e, em última análise, de suas tensões e deformações específicas. Assim, abordaremos um procedimento simples de análise que permita determinar o estado de tensões causado por carregamentos combinados. Em muitas estruturas os membros devem resistir a mais de um tipo de carregamento. Observe as estruturas apresentadas na Figura 1. Conhecidos como carregamentos combinados, situações similares a essas ilustradas na Figura 1 ocorrem em uma variedade enorme de máquinas, construções, veículos, ferramentas etc.
Figura 1 - Exemplos de estruturas submetidas a carregamentos combinados: (a) Viga perfil I sustentada por um cabo com carregamento axial e fletor combinados. (b) Vaso de pressão cilíndrico sustentado como uma viga e (c) Eixo em torção e flexão combinadas. Gere (2003) Um membro estrutural submetido a carregamentos combinados pode com frequência ser analisado superpondo-se as tensões e deformações causadas por cada carregamento agindo separadamente.
Condições:
- As tensões e deformações devem ser funções lineares das cargas aplicadas, que por sua vez exigem que o material siga a lei de Hooke e os deslocamentos permaneçam pequenos. Salete Souza de Oliveira Buffoni 2
- As tensões e deformações