conceitos de sistemas operacionais
CELSO TULIO BARROS DO AMARAL
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Conceito de sistemas operacionais
Manaus
2015
CONCEITOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
INTRODUÇÃO
O sistema operacional é o programa principal de um computador e através dele é possível a interação entre Hardware e Software. O sistema operacional mostra onde e como serão gerenciadas as interações entre estas duas partes distintas do computador.
No passado os computadores eram feitos de válvulas e não possuíam linguagem de programação e com isso o operador era responsável por todo o processo que era trabalhoso e estressante. Sem um sistema operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre o hardware do equipamento, o que tornava seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros. Com o avanço da tecnologia ocorreu o surgimento do SO (Sistema operacional: sequenciador automático de tarefas, conhecido como monitor dos sistemas em lote e da técnica de buffering). Hoje em dia os sistemas operacionais são fundamentais para o funcionamento de qualquer sistema de computação, dos minúsculos sistemas embarcados e telefones celulares aos grandes centros de processamento de dados das multinacionais. O sistema operacional desta forma tem por objetivo funcionar como uma interface entre o usuário e o computador, tornando sua utilização mais simples, rápida e segura.
TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
SISTEMAS MONOPROGRAMÁVEIS OU MONOTAREFAS
Os tipos de sistemas operacionais tiveram o crescimento relacionados diretamente com a evolução do hardware. Os primeiros sistemas operacionais executavam um único programa e qualquer outra aplicação para ser executada, deveria aguardar o término do programa corrente. Os sistemas monoprográmaveis, como foram denominados, se caracterizavam por permitir que o processador a memória e os periféricos permaneçam