CONCEITO, CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
CONCEITO, CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DOS
SISTEMAS OPERACIONAIS
Disciplina: Sistemas Operacionais
CUIABÁ/MT 2014
SISTEMAS OPERACIONAIS
Conceito:
"sistema operacional é um software que habilita as aplicações a interagir com o hardware de um computador". (Deitel e Choffnes -2005, p. 4).
Softwares Aplicativos (são os utilitários)
Sistemas Operacionais (Gerenciador de aplicativos e Hardwares)
Hardwares (meio físico, placas/drive/periféricos)
Sistema operacional é um intermédio entre o hardware e o software.
Classificação dos sistemas operacionais:
Sistemas Proprietários (não oferece acesso ao código fonte e são pagos)
Exemplo: Microsoft Windows – arquitetura 32 e 64 bits, interface gráfica orientada a objetos, multiprogramação, suporte a rede e servidor, pastas virtuais e comando de voz. Sistemas Livres (é open source comercializado que pode ser alterado)
Exemplo: Linux - open source, com kernel (núcleo) baseado na tecnologia Unix.
Sistemas Gratuitos (tem acesso ao código fonte e não são pagos)
Exemplo: BeOS - Aplicações multimídia de alto desempenho como o SMP, micronúcleo, multithreading, sistema de arquivos de 64 bits e jornalado, arquitetura cliente-servidor, interface gráfica modularizada e programação orientada a objetos. Sistemas de Código Aberto (o código fonte é público – “open source”)
Exemplo: Unix - open source, multiusuário e multitarefa, suporte a rede e servidor de alto desempenho, baseado em linha de comando, mais possui interface gráfica.
Alguns sistemas operacionais:
Microsoft Windows – software proprietário, cuja linguagem de programação usada no código-fonte é o C e C++ e Assembly. Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul
Allen. Sua interface gráfica é baseada no padrão WIMP (a utilização de janelas, ícones, menus, pointing device) e utiliza o conceito WYSIWYG (editor de