Conceitos de sistemas operacionais
O Sistema Operacional é um dos princípios fundamentais para que o computador seja como conhecemos. Convivemos diariamente com algum tipo de sistema, seja no computador de casa, laptop ou em celulares. Mas é importante salientar que alguns eletroeletrônicos não são compostos necessariamente por um sistema operacional porque já possuem instruções pré-definidas. Exemplo do micro-ondas.
Os sistemas operacionais sofrem constantes evoluções (paths – correções) apresentando recursos bem mais agradáveis de segurança e usabilidade que por sua vez é bastante atrativo para os usuários. Uma das principais funções do sistema operacional é realizar várias tarefas de comunicação, gerenciamento de hardwares e softwares específicos além da interação que acontece com os usuários.
O Windows da Microsoft é um dos mais populares sistemas operacionais existentes. Tem também o OS X da Macintosh (Apple), o Linux que é open source, e o UNIX que é desenvolvido por empresas e colaboradores. Existem outros sistemas com finalidades para robótica e mainframes.
O sistema operacional é responsável por gerencial os recursos entre a parte física e lógica que compõem o computador, proporcionando estabilidade até mesmo sem conhecer os detalhes hardware. A primeira tarefa do sistema operacional é cuidar para que cada aplicativo tenha os recursos necessários para o funcionamento correto. O segundo trabalho é fornecer interface consistente para os aplicativos mesmo que eles sejam desenvolvidos para rodar em outros computadores do mesmo tipo ou com configurações distintas.
Existem quatro divisões para os sistemas operacionais, que são:
- Sistemas Operacionais de tempo real – para controlar máquinas, instrumentos científicos e sistemas industriais, ou seja, são destinados a uma operação especifica.
- monousuário, monotarefa – um único usuário pode fazer uma única tarefa por vez, um exemplo é o Palm Os.
- monousuário, multiusuário – utilizado em