Conceitos de Saúde e Doença ao Longo da História sob o Olhar Epidemiológico e Antropológico
Através das palavras podemos expressar manifestações da vida, como saúde e doença, um paciente expressará sua doença através das palavras da mesma forma o profissional da saúde ira utiliza lá para significar as queixas dos pacientes e intervir nessa situação.
A idéia de saúde ser qualidade devida exige vários fatores como paz, abrigo, alimentação, renda, educação, dinheiro, ecossistema saudável, equidade, justiça social entre outras, ou seja, são necessários recursos pessoais, sociais, capacidade física, tendo isso à saúde chegará a sua definição que é um completo bem estar físico social e mental e não apenas ausência de doenças. Nesse sentido o direito a saúde não é responsabilidade exclusiva da saúde mais também do estado dar condições dignas de vida e acesso universal e igualitário as ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde para todos sem distinções. Apesar de o conceito saúde ser positivo e ter trazido evoluções para essa área, também trouxe dificuldades, pois envolve a promoção de vida em varias dimensões e nenhuma teoria é capaz dar conta dos fenômenos da saúde e dos doentes.
Neste artigo são abordados os conceitos e as idéias relacionadas à saúde e a doença desenvolvidas hoje e ao longo da história, fundamentados na perspectiva epidemiológica e antropológica, o modelo biomédico ainda é predominante e a grande questão atual é promover saúde do qual é preciso rever a formação dos profissionais da área, preparando-os para esse novo modelo de atenção de saúde.
Através das palavras podemos expressar manifestações da vida, como saúde e doença, um