Origem de Saddan Hussein
A sensação é exacerbada pela escolha da data da execução, já que o ex-ditador iraquiano, derrubado em 2003 por uma invasão liderada pelos Estados Unidos, foi enforcado na manhã de sábado, primeiro dia do Aid al-Adha, a festa muçulmana do sacrifício.
A celebração lembra o gesto de Ibrahim (Abraão) que, segundo o Alcorão, estava a ponto de matar o filho Ismael obedecendo uma ordem de Deus, quando o Todo-Poderoso enviou um cordeiro para sacrificar no lugar do filho. "Saddam foi levado pela força como um cordeiro à espera de ser sacrificado", afirma Emad Gad, analista político do centro de Estudos Estratégicos de Al-Ahram, no Egito. "O principal problema é que a execução aconteceu na manhã do Aid al-Adha. Isto provocará revolta e humilhação entre as pessoas, tenham apoiado Saddam ou não", acrescentou. "Em geral, na região, as pessoas já são antiamericanas. Estas imagens aumentarão este sentimento", destacou.
Para Nabil Jatib, chefe de redação da televisão por satélite Al-Arabiya, com sede em Dubai, Saddam Hussein ficará na memória como "quem enfrentou as ameaças externas em nome dos árabes, quem combateu o Irã (1980-1988) e lançou mísseis contra Israel durante a primeira guerra do Golfo, em 1991". "As imagens recriarão a cólera e a frustração para grande parte das massas árabes. Mais uma vez, os árabes sentiram que houve um ataque contra seus símbolos", disse.
Política
Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti, em árabe صدام حسين (Tikrit, 28 de abril de 1937 — Bagdad, 30 de dezembro de 2006) foi um político e estadista iraquiano; foi o quinto presidente do Iraque de 16 de julho de 1979 a 9 de abril de 2003.1 2 , e também acumulou o cargo de primeiro-ministro nos períodos de 1979–1991 e 1994–2003. Hussein foi uma das principais lideranças ditatoriais no mundo árabe e um dos principais membros doPartido Socialista Árabe Ba'ath, e mais tarde, do Partido Ba'ath baseado em Bagdá e de uma organização regional Partido Ba'ath - Região do Iraque, a qual expôs uma