Conceitos de psicologia como ciência
Conhecimento Científico:
Existem cinco pressupostos fundamentais para o seu entendimento. O primeiro é uma citação do professor australiano Davies Chalmers: “ A ciência é uma estrutura construída sobre fatos.” O segundo é sobre a sua metodologia de pesquisa como ciência, onde é importante verificar que o processo de obtenção, justificação e transmissão do conhecimento são importantes para alcançar bases sólidas, justificações claras e exatas, inclusive com o emprego de instrumentos matemáticos para o sucesso da pesquisa. Um terceiro pressuposto de muita importância para a compreensão do conhecimento científico é procurar vê-lo como sendo sistêmico e organizado. Devemos nos atentar que o conhecimento científico constrói explicações gerais e não particulares ou casuísticas. Por último é importante refletir que o conhecimento científico busca prognosticar futuras ocorrências dos fatos estudados, sendo de caráter sempre probabilísticos e não determinantes.
Senso Comum: Diferente do conhecimento científico o senso comum limita-se aos dados imediatos e não se aprofundando nas explicações. Não tem a pretensão de ser organizado e sistêmico e por muitas vezes é contraditório.
Wilhelm Wundt :
Wundt (1832-1920),foi um alemão, médico, filósofo e psicólogo fundador do primeiro laboratório de pesquisa experimental em psicologia.
Psicologia Científica:
Antes de Wundt a psicologia era tida como uma parte da filosofia, tornando-se depois uma ciência com o objeto de pesquisa o comportamento e os processos mentais de todos os seres vivos. O comportamento por ser um dado objetivo, possibilita observações, mensurações, análises e interpretações quantitativas e qualitativas. Já o processo da mente, por serem experiência subjetivas, não são passíveis `a observação direta. Os objetos de pesquisa da psicologia ocorrem em circunstâncias e momentos diversos pluralizando a própria psicologia. Podemos citar algumas como a psicologia da