conceitos de projetos de estradas e Execução de obras estruturais
Definição:
Os serviços de desmatamentos, destocamento e limpeza consistem no conjunto de operações
Destinadas à remoção das obstruções naturais ou artificiais existentes nas áreas de implantação da obra, áreas de empréstimo e áreas de ocorrência de material.
Desmatamento e destocamento consistem no corte e remoção de toda vegetação (árvores, arbustos, coqueiros) de qualquer densidade ou tipo. Consideram-se como limpeza as operações de escavação e remoção total dos tocos e raízes, da camada do solo orgânico, de entulho, matacões ou de qualquer outro material considerado prejudicial na profundidade necessária até o nível do terreno considerado apto para terraplenagem.
Execução:
As operações de desmatamento, destocamento e limpeza se darão dentro das faixas de serviços das obras ou dos limites estabelecidos para os empréstimos ou jazidas. As operações serão executadas na área mínima compreendida entre as estacas de amarração, ”off sets”,com o acréscimo de 2(dois) metros para cada lado.Serão removidos todos os tocos e raízes bem como toda camada de solo orgânico e outros materiais indesejáveis que ocorram até o nível do terreno considerado apto para terraplenagem. O material proveniente do serviço será removido, podendo ser transportado para local de “bota-fora”,local de estocagem ou ainda,enleirado e queimado com fogo controlado,a critério da fiscalização. Não são permitida a sua deposição em locais de aterros nem sua permanência em locais que possam provocar a obstrução dos sistemas de drenagem natural.
Observação: “Off-sets” Linhas de estacas demarcadoras da área de execução dos serviços.
Obras de Drenagem
Em sua função primordial, a drenagem de uma rodovia deve eliminar a água que, sob qualquer forma, atinge o corpo estradal, captando-a e conduzindo-a para locais em que menos afete a segurança e durabilidade da via.
No caso da transposição de talvegues, essas águas originam-se de uma bacia e que,