Conceitos de poesia
DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS
SETOR DE LITERATURA BRASILEIRA
Professor Alcmeno Bastos
Alguns conceitos básicos de poesia
ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DE POESIA
1
VERSO
1) Verso: do latim versu (m), virado, voltado. A palavra verso significava, no início, a volta que dava a charrua (arado grande, de ferro) ao fim de cada sulco feito na terra. Em seguida, passou a designar o próprio sulco. Finalmente, já como metáfora, passou a significar a linha da escrita, e mais precisamente, a linha da escrita em poesia
(Cf. Dicionário de literatura. 3. ed. 4o Volume. Direção Jacinto do Prado Coelho.
Porto: Figueirinha, 1983. p. 1147.)1
Abaixo, algumas definições de verso:
a) “Por verso, entende-se a sucessão de sílabas ou fonemas formando unidade rítmica e melódica, correspondente ou não a uma linha do poema.” (MOISÉS, Massaud.
Dicionário de termos literários. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1982. p. 508).
b) “É uma frase ou segmento de frase formando uma linha do poema, com um ritmo próprio.” (BRASIL, Assis. Vocabulário técnico de literatura. Rio de Janeiro:
Edições de Ouro, 1979. p. 218).
c) “Linha escrita, de sentido completo ou fragmentário, que se caracteriza pela obediência a determinados preceitos rítmicos, fônicos ou meramente gráficos, pelos quais difere das linhas de PROSA.” (CAMPOS, Geir. Pequeno dicionário de arte poética. São Paulo Cultrix, 1978. p. 167).
d) “Cada uma das linhas constitutivas de um poema; a unidade rítmica de uma poesia.” (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, s.d.).
e) ”Frase ou segmento frasal em que há um ritmo nítido e sistemático, o qual é na língua portuguesa uma conseqüência da regularidade do número de sílabas (ritmo silábico) e da disposição dos acentos tônicos (ritmo intensivo).” (CÃMARA JR.,
Joaquim Mattoso. Dicionário de lingüistica e gramática: referente à língua portuguesa.
11. ed. Petrópolis: Vozes,