CONCEITOS DE LOG STICA
Logística Militar Conjunto de atividades relativas à previsão e à provisão de recursos humanos, materiais e animais e dos serviços necessários à execução das missões das FA.
Objetivos do Sistema Logístico PREVER, PROVER E MANTER os meios em recursos humanos, materiais, animais e os serviços, desempenhando todas as funções logísticas necessárias, de acordo com a situação vigente (paz, crise ou guerra).
Todo e qualquer planejamento logístico, independentemente do escalão e do nível de abrangência, deve ter como premissa básica a sua factibilidade, fundamentada na existência de meios reais ou passíveis de mobilização, dentro das condições de tempo e espaço delimitadas naquele planejamento.
Manual de Campanha C 100-10 LOGÍSTICA MILITAR TERRESTRE , edição 1993, que teve como diretriz geral organizar o “apoio logístico condicionado aos meios existentes, aos passíveis de rápida mobilização para os planejamentos de emergência, bem como os de potencial mobilização, para o planejamento normal de médio e longo prazos”.
FUNÇÃO LOGÍSTICA
É a reunião, sob uma única designação, de um conjunto de atividades logísticas afins, correlatas ou de mesma natureza.
São funções logísticas:
1. RECURSOS HUMANOS;
2. SAÚDE;
3. SUPRIMENTO;
4. MANUTENÇÃO;
5. ENGENHARIA;
6. TRANSPORTE;
7. SALVAMENTO.
FASES DA LOGÍSTICA
1. DETERMINAÇÃO DAS NECESSIDADES
2. OBTENÇÃO
3. DISTRIBUIÇÃO
1. DETERMINAÇÃO DAS NECESSIDADES - decorre do exame pormenorizado dos planos propostos e, em particular, das ações e operações previstas, definindo quais são as necessidades, quando, em que quantidade, com que qualidades e em que local deverão estar disponíveis. A importância dessa fase é ressaltada pela complexidade a ela inerente e por se constituir na base em que se assentarão as fases subseqüentes.
2. OBTENÇÃO - é a fase em que são identificadas as fontes e tomadas as medidas para a aquisição e a obtenção dos recursos necessários.
A obtenção de recursos materiais e animais e