Conceitos de Gênero Textual, Gênero textual do agrupamento do narrar, Tipos de Gêneros do narrar.
PEDAGOGIA
GERALDA LUCIANA DIAS SOARES
Produção Textual Interdisciplinar Individual:
Organização do Espaço Educativo nos anos iniciais do ensino fundamental I
Teixeira de Freitas2009
Guarulhos
2013
GERALDA LUCIANA DIAS SOARES
Produção Textual Interdisciplinar Individual:
Organização do Espaço Educativo nos anos iniciais do ensino fundamental I
Produção Textual Interdisciplinar Individual do 6° Semestre apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL. Para as disciplinas: Organização do Espaço Educativo nos anos iniciais do ensino fundamental, Reflexão e pesquisa, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Educação Física Escolar, Seminário.
Prof. Sandra Rampazzo, Marilzete Steinle, Juliana Fogaça sanches Simm, e Suhellen Lee.
Guarulhos
2013
1° Texto Conceitos de Gênero Textual, Gênero textual do agrupamento do narrar, Tipos de Gêneros do narrar.
Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõe os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas.
Ao contrário dos tipos textuais, os gêneros possuem número ilimitado, enquanto os tipos possuem cerca de meia dúzia de categorias: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção. Um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Um tipo textual está contido num gênero e nunca ao contrário. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas, e assim por diante, sem perder sua funcionalidade.
A narração é um dos gêneros literários mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e