conceitos de: ganhos extraordinários, quase-renda, lucro econômico puro, lucro extraordinário.
Um ganho extraordinário é um lucro de uma só vez um negócio colhe, e que normalmente vem de itens não-operacionais. É por isso que os contabilistas usam frequentemente palavras como extraordinário, irregular e não operar alternadamente. Para um evento econômico o outro nome para uma transação para se qualificar como um item extraordinário, deve ser tanto incomum na natureza e raros em ocorrência.
Lucro Contábil : Receita total – Custos explícitos (contábeis )
QUASE RENDA –
Conceito de ALFRED MARSHALL – referente a máquinas e outros fatores de produção, com o intuito de estipular-lhes a receita total, a curto prazo, menos o custo total envolvido para que funcionem. Corresponde ao rendimento para determinado fator de produção de uso durável, em um curto período de tempo, durante o qual sua oferta não sofre oscilações embora seja elástica a longo prazo.
LUCRO ECONÔMICO PURO – Lucro econômico é o resultado de quando a receita ultrapassa o custo de oportunidade dos insumos. Quando uma empresa está tendo uma perda econômica, o seu lucro econômico é negativo. Em termos da economia em geral, o lucro econômico Puro indica que os recursos estão sendo empregados em empreendimentos úteis, enquanto as perdas econômicas indicam que os recursos seriam melhor empregados em outros investimentos.
LUCRO EXTRAORDINÁRIO – resultado dos fatores que criaram a situação de monopólio, e que permitem ao monopolista auferir um lucro acima do lucro normal.
Lucro normal : Remuneração dos custos de oportunidades
Lucro extraordinário(ou extra ou econômico ) : Receita Total – (custos explícitos + custo de oportunidades )
Socialismo científico
Karl Max e Friedrich Engels
Fontes de pensamento (raízes)
Filosofia idealista alemã
Socialismo francês
Economia política clássica inglesa – não ao mercantilismo
Doutrina econômica Política e Filosófica do Socialismo Científico – Max
Filosofia de práxis (critica ao idealismo filosófico)