Conceitos de eletricidade
CARGA
Um corpo tem carga negativa se nele há um excesso de elétrons e positiva se há falta de elétrons em relação ao número de prótons.
A quantidade de carga elétrica de um corpo é determinada pela diferença entre o número de prótons e o número de elétrons que um corpo contém. O símbolo da carga elétrica de um corpo é Q, expresso pela unidade Coulomb (C). A carga de um Coulomb negativo significa que o corpo contém uma carga de 6,25 x 1018 mais elétrons do que prótons.
TENSÃO
Quando existem dois materiais, um com carga positiva (falta de elétrons) e outro com carga negativa (excesso de elétrons), dizemos que existe entre eles uma diferença de potencial (D.D.P) ou tensão elétrica.
Geralmente os átomos procuram ter o mesmo número de elétrons e prótons e nestes materiais vai existir uma força atuando para que esses átomos se equilibrem. Esta força é que vai produzir luz, calor, movimento, etc...
Resumindo, tensão é a força que produz os efeitos elétricos.
Unidade fundamental: VOLT(V)
Para medir a tensão elétrica temos os seguintes instrumentos:
Voltímetro: mede a tensão em volts;
Microvoltímetro: mede a tensão em microvolts;
Milivoltímetro: mede a tensão em milivolts;
Kilovoltímetro: mede tensão em kilovolts.
CORRENTE
Corrente (I) é simplesmente o fluxo de elétrons. Essa corrente é produzida pelo deslocamento de elétrons através de uma D.D.P em um condutor. A unidade fundamental de corrente é o Ampére (A). 1 A é o deslocamento de 1 C através de um ponto qualquer de um condutor durante 1 segundo.
I=Q/t
O fluxo real de elétrons é do potencial negativo para o positivo. No entanto, é convenção representar a corrente como indo do positivo para o negativo.
Para medir a corrente elétrica nos temos os seguintes instrumentos:
Amperímetro: medidas em Ampére;
Microamperímetro: medidas em microampére;
Miliamperímetro: medidas em miliampére;
Kiloamperímetro: medidas em kiloampére.
Efeitos da