conceitos básicos de eletricidade
Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica. Um circuito elétrico simples consiste em um gerador elétrico (bateria, pilha ou tomada), um fio condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador, como uma lâmpada por exemplo. Neste capítulo introduziremos alguns conceitos básicos importantes ao estudo da teoria dos circuitos elétricos.
Carga elétrica e corrente
Carga elétrica é uma propriedade física fundamental utilizada para explicar o fenômeno elétrico e está relacionada às propriedades elétricas das partículas atômicas.
Sabe-se através da física elementar que toda a matéria é constituída por átomos que por sua vez são constituídos por elétrons (carga negativa), prótons (carga positiva) e nêutrons (sem carga). A carga do elétron tem a mesma que a carga de prótons igual a 1,602x10-19 C. Este valor é a carga elementar, ou seja, os únicos valores de carga que podem ocorrer na natureza são múltiplos desse número. Nas experiências de eletrostática, as cargas produzidas são normalmente equivalentes a um número muito elevado de cargas elementares. Por tanto, nesse caso é uma boa aproximação admitir que a carga varie continuamente e não de forma discreta.0 (1)
A carga de um corpo é, portanto, função do número de partículas eletrizadas livres presentes no corpo. Materiais que apresentam quantidades razoáveis de part livres são denominados condutores.
Uma propriedade importantíssima das cargas elétricas para o estudo da eletricidade é a lei da conservação que nos diz que a carga não pode ser criada ou destruída, apenas transferida e/ou convertida na forma de energia. É justamente o fenômeno das cargas elétricas em movimento ordenado (fluxo elétrico) o qual